O núcleo virtual é criado pela tecnologia Hyper-Threading que simula outros núcleos, o HT oferece um aumento de desempenho de até 30% dependendo da configuração do sistema,núcleo físico é chip de silício onde ficam os transistores do processador.

A tecnologia Hyper-Threading simula em um único processador físico dois processadores lógicos. Cada processador lógico recebe seu próprio controlador de interrupção programável (APIC) e conjunto de registradores. Os outros recursos do processador físico, tais como, cache de memória, unidade de execução, unidade lógica e aritmética, unidade de ponto flutuante e barramentos, são compartilhados entre os processadores lógicos. Em termos de software, significa que o sistema operacional pode enviar tarefas para os processadores lógicos como se estivesse enviando para processadores físicos em um sistema de multiprocessamento.

Estes núcleos servem para simular, e ajudar ao desenvolvimento de tarefas do núcleo físico, é como se um núcleo físico trabalha-se por dois.

Mais aqui: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/163

Texto retirado daqui: https://respostas.guiadopc.com.br/9418/qual-diferença-entre-núcleo-físico-virtual-processadores.